Campanha em Ação

1 de agosto de 2014

Seminário Internacional sobre "Discurso de Ódio e Intolerância Religiosa - respostas educativas à "Islamofobia" na Europa"

O seminário tem como objetivo explorar e compreender a islamofobia, as suas dimensões e a sua expressão através do discurso de ódio on-line, bem como explorar o papel da educação para combate-la e promover a tolerância religiosa e a compreensão. Também serão apresentadas propostas concretas para acções e iniciativas a implementar on-line e off-line no âmbito da Campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio, contribuir para a implementação do Dia de Ação Europeu contra a Islamofobia e a intolerância religiosa em 21 de setembro de 2014, e propor formas de implementar e aplicar as "Diretrizes para Educadores na luta contra a intolerância e a discriminação contra os muçulmanos. Abordar a Islamofobia através da Educação ".
O seminário terá cerca de 20 participantes da Europa e não só.

Os candidatos devem ter o seguinte perfil:
- Estar envolvidos como ativistas ou fazer parte de comités nacionais da campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio, ou ser educadores, animadores de juventude ou líderes de jovens, professores, investigadores, representantes de organizações de direitos humanos, de minorias ou religiosas que trabalhem sobre o tema da islamofobia ou da intolerância religiosa;
- Estejam interessados em desenvolver atividades e ações para combater a islamofobia e o discurso de ódio no âmbito da campanha e também no seu trabalho com os jovens e educadores;
- Ser capaz de trabalhar de forma autónoma em Inglês;
- Estar disponíveis para toda a duração do seminário.
Seleção dos participantes:
Todos os candidatos interessados deverão preencher o formulário disponível online em http://youthapplications.coe.int  até 19 de agosto de 2014.
Os participantes serão informados dos resultados da seleção até 25 de Agosto de 2014.

Condições financeiras
A todos os participantes será assegurado alojamento e alimentação no Centro Europeu de Juventude de Budapeste.
As despesas de viagem e custo de vistos são reembolsados mediante a apresentação das respectivas despesas, de acordo com as regras do Conselho da Europa. Apenas os participantes que assistirem a todo o seminário podem ser reembolsados. O pagamento será feito por transferência bancária ou em dinheiro no final do seminário.

Notícias Recentes

Seminário Internacional sobre "Discurso de Ódio e Intolerância Religiosa - respostas educativas à "Islamofobia" na Europa"

Estás interessado em participar? Candidata-te até 19 de agosto em http://youthapplications.coe.int. O seminário terá lugar em Budapest no Centro Europeu de Juventude, de 16 a 20 de Setembro.

CONCURSO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA

O Movimento Contra o Discurso de Ódio organiza um concurso internacional de fotografia dedicada ao Dia Europeu de Ação contra a Islamofobia e a Intolerância Religiosa, 21 de setembro de 2014!

20 de junho - Comemoramos o Dia Mundial dos Refugiados

Todos os dias, refugiados, requerentes de asilo e pessoas deslocadas são forçadas a fugir para lugares que desconhecem e são muitas vezes alvo de discurso de ódio on-line e off-line.

Lançamento do livro “39 Poemas & Contos contra o Racismo”

Realiza-se no próximo dia 6 de Junho a cerimónia do lançamento do livro em suporte de papel.

Formação de Jovens Ativistas

Formação de ativistas online - decorrerá dias 26, 27 e 28 de maio, em Lisboa. Inscreve-te!

Iº Encontro de Jovens Ciganos Estudantes & Famílias de Portugal

A Letras Nómadas AIDC organizou o Iº Encontro de Jovens Ciganos que teve como principal objetivo a promoção e reflexão sobre temáticas que afetam a situação e futuro da juventude cigana, motivando os jovens ciganos para o exercício de uma cidadania ativa.

Todas as notícias

Eventos

  • Seminário Movimento Contra o Discurso de Ódio - Jovens pelos Direitos Humanos Online

    A Direção-Geral da Educação, promove no dia 24 Maio, com o apoio da Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos, um Seminário para docentes no âmbito da Campanha. Mais informação aqui.

    24 de Maio
    Fundação Pro-Dignitate, Estrela - Lisboa
  • DIA EUROPEU DE AÇÃO: 8 de Abril de 2014, Dia Mundial do Cigano

    O povo Cigano é um dos principais alvos de discriminação e de discurso de ódio em toda a Europa.

    Neste dia vamos promover ações que denunciem o discurso de ódio dirigido ao povo cigano e que promovam um melhor conhecimento da sua cultura, dos seus valores e de boas práticas.

    Participa nestas ações!

    8/04/2014
  • Semana Europeia de Ação Contra o Racismo e a Discriminação - 21 a 28 de março.

    Participa e organiza uma ação ou evento na tua escola, com o teu grupo, associação ou organização e informa-nos do que pretendes fazer!

    Precisas de ajuda? Ideias? Contacta-nos por mail ou no facebook.

    21 a 28 de março
  • Dia da Internet Mais Segura

    11 de Fevereiro de 2014 - Dia da Internet Mais Segura (Safer Internet Day), um evento organizado pela Rede InSafe e em Portugal pelo Centro Internet Segura. Este ano o tema é “Juntos vamos criar uma Internet melhor.” A Campanha Movimento contra o Discurso de Ódio associa-se a este evento e celebra neste dia mais um Dia Europeu de Ação!

    FICA ATENTO ÀS INICIATIVAS!

    11 DE FEVEREIRO
    TODO O PAÍS
  • Dia contra o Crime de Ódio

    Aniversário do massacre de Utoya

    22 Julho
  • Dia Mundial do Refugiado

    Estamos a organizar o dia de hoje, em parceria com as seguintes organizações: Vozes de Jovens Refugiados na Europa (VYRE) Conselho Europeu de Refugiados e Exilados (CERE ) e da Agência de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR). 

    20 de Junho
  • Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia

    17 Maio

#odionao

no Twitter

Não ao discurso de ódio

no Facebook

O Movimento Contra o Discurso de Ódio é coordenado em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Desenvolvido por Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., 2013.
Termos de Utilização e Condições de uso e privacidade | Contatos

IPDJ MEC DGE ACIDI Amnistia Internacional APAV Bué Fixe CDP CIG CNJ FNAJ ILGA Internet Segura Jovens para a Igualdade PAR REA SOS Racismo
LTO YOUTH COE