Campanha em Ação

22 de julho de 2016

Dia Europeu de Acção pelas vítimas de crimes de ódio

Todos os anos, o Movimento Contra o Discurso de Ódio através dos seus membros, ativistas e organizações parceiras comemora e expressa solidariedade com as vítimas de crime de ódio.

O dia 22 de julho é o dia dos ataques de Oslo e do massacre de Utøya que custaram um total de 77 vidas. Os ataques foram motivados pela ideologia de extrema direita e pelo ódio racista, tendo o agressor confessado ver todas as vítimas como traidores por apoiar a imigração e o multiculturalismo. Os ataques de 22 de julho foram um ataque à cultura dos Direitos Humanos na qual a Europa se baseia.

Os crimes motivados pelo ódio e pelo preconceito acontecem em todos os países da Europa. Um relatório da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, mostra que os grupos minoritários ainda são os alvos mais vulneráveis, sendo os mais visados ​​ os Ciganos, as pessoas LGBT e as comunidades de imigrantes. Um estudo junto das vítimas de crimes de ódio mostra que muitos dos crimes de ódio não são denunciados, pois as autoridades policiais são vistas como incapazes de agir, por causa do medo de intimidação pelos autores, ou porque estes crimes parecem encaixar-se nas normas das próprias comunidades. O Discurso de Ódio cria o contexto para que aconteçam crimes de ódio uma vez que desumaniza as suas vítimas e fornece justificação para o abuso físico,  a violência e crimes hediondos, como o genocídio e limpeza étnica.

Os Estados Membros são responsáveis ​​por investigar e desmascarar a motivação por trás dos crimes de ódio, nos termos do artigo 14 da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, uma vez que afeta toda a sociedade.

Os objetivos de 22 de julho como Dia Europeu de Acção pelas vítimas de crimes de ódio são:

• lembrar e reconhecer o sofrimento de todas as vítimas de crimes de ódio, na Noruega e em todos os outros lugares;

• dar voz às vítimas e alvos de crimes de ódio a nível local e nacional e expressar solidariedade para com elas;

• sensibilizar a opinião pública para a existência de crimes de ódio, para suas causas (racismo, discriminação e intolerância), juntamente com outros fenómenos relacionados, como o discurso de ódio;

• sensibilizar para as nossas obrigações para garantir uma sociedade onde a dignidade humana de todos é respeitada, onde os direitos humanos podem ser igualmente exercidos e onde todos possam desenvolver plenamente seu potencial humano.

 logo 22 de julho pt

O que podemos fazer?

1. Organizar uma ação ou um evento localmente!

• Organizar uma celebração/manifestação para lembrar aqueles que caíram vítimas de crimes de ódio;

• Organizar uma atividade educativa ou programa de sensibilização para os jovens e aqueles que trabalham com jovens (técnicos de juventude, organizações de juventude, professores, pais, etc.) sobre o que são crimes de ódio, suas causas e consequências, especialmente a sua relação com o discurso de ódio, como apoiar as vítimas, como evitá-los;

• Organizar um evento de sensibilização: pode-se fazer uma Biblioteca Viva, uma exposição de Testemunhas Silenciosas e muitas outras coisas para apoiar a comunidade, discutir e descobrir as questões dos crimes de ódio e discurso de ódio;

• Defender e propor, a nível nacional e local, medidas legais, meios de denúncia, estudos, acções de sensibilização e medidas políticas;

• Apoiar e dar espaço para as vítimas falarem;

 

2. Aderir às ações online

1.Enviar tweets a responsáveis políticos (clique neste link para obter mais detalhes – em inglês).

2. Adicionar a imagem ao seu perfil das redes sociais para manifestar a sua solidariedade e relembrar as vítimas de crimes de ódio.

3. Ler e partilhar histórias e testemunhos das vítimas na página do Facebook da Campanha Europeia( https://www.facebook.com/nohatespeech)   ou seguir o Dia de Ação no Twitter @nohate_speech #nohatespeech .

4. Partilhar as dicas para vítimas e testemunhas de crimes de ódio, de modo a que mais pessoas saibam o que fazer no caso de enfrentarem tal situação.

5. Juntar-se à cadeia do Movimento Contra o Discurso de Ódio fazendo o upload de uma foto onde represente a metade do coração com a mão ligando-se com outras pessoas para manifestar a sua solidariedade para com as vítimas de crimes de ódio

6. Denunciar conteúdos de ódio online no Observatório do Discurso de Ódio convidando os nossos círculos para agir.

 

Notícias Recentes

Dia Europeu de Acção pelas vítimas de crimes de ódio

Todos os anos, o Movimento Contra o Discurso de Ódio através dos seus membros, ativistas e organizações parceiras comemora e expressa solidariedade com as vítimas de crime de ódio.

20 de Junho: Dia Europeu de Ação - Respeitem os Direitos Humanos dos Refugiados!

20 de Junho: Dia de Ação contra o Discurso de Ódio dirigido aos refugiados - Respeitem os Direitos Humanos dos Refugiados!

Escolas Secundárias de Braga promovem o Movimento Contra o Discurso de Ódio

A Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática - APEFP e a Cruz Vermelha de Braga promoveram, na Av. Central de Braga, nesta sexta-feira dia 20 de Maio, a Campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio

"Uso Seguro e Responsável da Internet - Literacia Digital e Discurso de Ódio" II

Este seminário realizou-se ontem em Coimbra com a participação de muitos jovens da Região Centro.

Seminário "Uso Seguro e Responsável da Internet - Literacia Digital e Discurso de Ódio"

O seminário é organizado pelo IPDJ no âmbito do Projecto Internet Segura, co-financiado pela Comissão Europeia, e realiza-se no próximo dia 17 de Maio no IPDJ de Coimbra. Participação gratuita!

DIA INTERNACIONAL D@ CIGAN@ - 8 DE ABRIL

No âmbito da Campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio vamos assinalar o Dia Internacional do Cigano, dia 8 de Abril.

Todas as notícias

Eventos

  • Dia Europeu de Acção contra o discurso de ódio sexista

    O Movimento Contra o Discurso de Ódio está a organizar um Dia Europeu de Acção contra o discurso de ódio sexista no dia 8 de março de 2016. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, queremos publicar diferentes histórias e artigos ligados ao tema do discurso de ódio sexista na Internet, nos meios de comunicação social, no jornalismo online, em jogos online e em publicidade online.

    PARTICIPA!

    8 de março
    europeu
  • Dia Internacional contra a Discriminação Racial

    Participa e organiza uma ação ou evento na tua escola, com o teu grupo, associação ou organização e informa-nos! Precisas de ajuda? Ideias? Contacta-nos por mail ou no facebook.

     

    21 de Março
  • Dia da Internet Mais Segura

    9 de fevereiro é o Dia da Internet Mais Segura, que visa promover uma utilização mais segura e melhor da Internet.
    Durante todo o mês de fevereiro vão decorrer ações para promover uma Internet melhor. O Movimento Contra o Discurso de Ódio junta-se a estas iniciativas.

    FICA ATENTO!

    9 DE FEVEREIRO
    TODO O PAÍS
  • Dia dos Direitos Humanos

    O Movimento Contra o Discurso de Ódio organizou uma Semana Europeia de Acção para os Direitos Humanos online em dezembro. Para esta semana muitos contribuiram com partilhas, posts, factos. Para mais informações visita o site europeu do Movimento.

    10 Dezembro
  • Dia contra os Crimes de Ódio

    Aniversário do massacre de Utoya

    Vai ao site europeu da Campanha e assina a petição! 

     

    22 Julho
  • Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia

    17 Maio

#odionao

no Twitter

Não ao discurso de ódio

no Facebook

O Movimento Contra o Discurso de Ódio é coordenado em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Desenvolvido por Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., 2013.
Termos de Utilização e Condições de uso e privacidade | Contatos

IPDJ MEC DGE ACM, I.P. Amnistia Internacional APAV Bué Fixe CDP CIG CNJ FNAJ ILGA Internet Segura Jovens para a Igualdade PAR REA SOS Racismo
LTO YOUTH COE