Campanha em Ação

1 de junho de 2016

20 de Junho: Dia Europeu de Ação - Respeitem os Direitos Humanos dos Refugiados!

O súbito afluxo de grande número de refugiados, apelidado de "crise dos refugiados", despertou debates acalorados sobre o seu impacto na vida das comunidades europeias. Isto deu origem a um furor de demonstrações racistas, xenófobas e nacionalistas agressivas que fazem eco dos tempos mais sombrios da história europeia. O Discurso de Ódio está presente ao longo de todo este caminho; ao abrigo da liberdade de expressão e da "coragem de dizer a verdade", temos assistido a uma corrida para o abismo da dignidade humana. O direito de procurar asilo devido a perseguição é um direito humano universal que não pode ser sacrificado por ganhos políticos oportunistas.
Os refugiados não devem ser o alvo do discurso de ódio e isso só contribui para as suas tragédias pessoais. O Discurso de Ódio também evita que se procurem medidas eficazes e consensuais para ajudar e apoiá-los nas sociedades de acolhimento. O discurso de ódio pode ter como alvo os refugiados, mas os objectos e vítimas finais somos todos nós e os direitos humanos universais.
O reforço de declarações de ódio e incitação ao ódio alvejando os refugiados não só bloqueia as possibilidades de dialogar, mas também nos impede de ver outros factores que contribuem para os desafios e também para as soluções dos problemas na Europa.
O Dia de Ação promove uma reacção ampla e sistemática e a condenação do discurso de ódio dirigido aos Refugiados. Pretende também promover a solidariedade com os refugiados, os requerentes de asilo e todos aqueles que trabalham para fazer do direito de asilo uma realidade.
O debate sobre a melhor forma de apoio e integração dos refugiados e sobre a forma de responder às preocupações das comunidades de acolhimento, na sequência da crise dos refugiados, tem de ser feito sem discurso de ódio e com respeito pela dignidade e os direitos humanos dos refugiados e requerentes de asilo.REFUGIADOS (1)
Propostas de ação:
1. Ligar-se a partir do Coração
Em 20 de junho, pedimos a todos para escolher uma pessoa desconhecida e juntos formarem uma forma de coração com as mãos. É uma expressão da vontade de conhecer um estranho e, juntos, manifestar-se contra o Discurso de Ódio que visa os Refugiados, os quais são estranhos em privação, e a favor dos Direitos Humanos e da dignidade.


2. Desenvolver narrativas alternativas
Tanto online como offline, promover acções que desafiem os preconceitos e argumentos enganosos, apresentando perspectivas alternativas sobre a crise dos refugiados e uma abordagem que promova os Direitos Humanos e a dignidade humana.


3. Outras acções possíveis
Perto da data de 20 de Junho organizar actividades de educação para os Direitos Humanos que abordem o tema dos refugiados e apoiem o desenvolvimento de competências para expressar a diferença de opiniões livres de discurso de ódio, que são característica essencial para que aconteça um diálogo bem-sucedido.
Organizar eventos sociais e culturais como:
• cine-debate (visualização de filme seguido de debate),
• biblioteca viva (grupo de pessoas das quais podemos escolher uma para nos contar uma história),
• cursos de línguas de alta velocidade (aprender apenas algumas palavras e expressões noutra língua).
Promover acções de rua como:
• Mural “Ask Me” (painel de rua onde os transeuntes escrevem perguntas sobre a temática e os activistas escrevem possíveis respostas),
• Flash Mob Diálogo e “Ligar-se a partir do Coração” (pedir às pessoas que tirem uma foto fazendo um coração com as mãos e deixando uma mensagem de solidariedade).

Partilhem connosco as vossas iniciativas!!

Notícias Recentes

20 de Junho: Dia Europeu de Ação - Respeitem os Direitos Humanos dos Refugiados!

20 de Junho: Dia de Ação contra o Discurso de Ódio dirigido aos refugiados - Respeitem os Direitos Humanos dos Refugiados!

Escolas Secundárias de Braga promovem o Movimento Contra o Discurso de Ódio

A Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática - APEFP e a Cruz Vermelha de Braga promoveram, na Av. Central de Braga, nesta sexta-feira dia 20 de Maio, a Campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio

"Uso Seguro e Responsável da Internet - Literacia Digital e Discurso de Ódio" II

Este seminário realizou-se ontem em Coimbra com a participação de muitos jovens da Região Centro.

Seminário "Uso Seguro e Responsável da Internet - Literacia Digital e Discurso de Ódio"

O seminário é organizado pelo IPDJ no âmbito do Projecto Internet Segura, co-financiado pela Comissão Europeia, e realiza-se no próximo dia 17 de Maio no IPDJ de Coimbra. Participação gratuita!

DIA INTERNACIONAL D@ CIGAN@ - 8 DE ABRIL

No âmbito da Campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio vamos assinalar o Dia Internacional do Cigano, dia 8 de Abril.

Dia Europeu de Acção contra o discurso de ódio sexista

O Movimento Contra o Discurso de Ódio está a organizar um Dia Europeu de Acção contra o discurso de ódio sexista* no dia 8 de março de 2016. Escreve a tua história! Partilha a tua opinião! Publica o teu estudo! Denuncia o Discurso de Ódio Sexista!

Todas as notícias

Eventos

  • Dia Europeu de Acção contra o discurso de ódio sexista

    O Movimento Contra o Discurso de Ódio está a organizar um Dia Europeu de Acção contra o discurso de ódio sexista no dia 8 de março de 2016. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, queremos publicar diferentes histórias e artigos ligados ao tema do discurso de ódio sexista na Internet, nos meios de comunicação social, no jornalismo online, em jogos online e em publicidade online.

    PARTICIPA!

    8 de março
    europeu
  • Dia Internacional contra a Discriminação Racial

    Participa e organiza uma ação ou evento na tua escola, com o teu grupo, associação ou organização e informa-nos! Precisas de ajuda? Ideias? Contacta-nos por mail ou no facebook.

     

    21 de Março
  • Dia da Internet Mais Segura

    9 de fevereiro é o Dia da Internet Mais Segura, que visa promover uma utilização mais segura e melhor da Internet.
    Durante todo o mês de fevereiro vão decorrer ações para promover uma Internet melhor. O Movimento Contra o Discurso de Ódio junta-se a estas iniciativas.

    FICA ATENTO!

    9 DE FEVEREIRO
    TODO O PAÍS
  • Dia dos Direitos Humanos

    O Movimento Contra o Discurso de Ódio organizou uma Semana Europeia de Acção para os Direitos Humanos online em dezembro. Para esta semana muitos contribuiram com partilhas, posts, factos. Para mais informações visita o site europeu do Movimento.

    10 Dezembro
  • Dia contra os Crimes de Ódio

    Aniversário do massacre de Utoya

    Vai ao site europeu da Campanha e assina a petição! 

     

    22 Julho
  • Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia

    17 Maio

#odionao

no Twitter

Não ao discurso de ódio

no Facebook

O Movimento Contra o Discurso de Ódio é coordenado em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Desenvolvido por Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., 2013.
Termos de Utilização e Condições de uso e privacidade | Contatos

IPDJ MEC DGE ACM, I.P. Amnistia Internacional APAV Bué Fixe CDP CIG CNJ FNAJ ILGA Internet Segura Jovens para a Igualdade PAR REA SOS Racismo
LTO YOUTH COE