Campanha em Ação

26 de outubro de 2018

Apresentação do manual "ALTERNATIVAS"

O Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. promoveu  a sessão de apresentação do manual  "ALTERNATIVAS – Agir contra o discurso de ódio através de contranarrativas".

Dia 24 de outubro, pelas 17h00, no Centro de Juventude de Lisboa - Parque das Nações - foi apresentada a versão portuguesa do Manual que tem a chancela do Conselho da Europa.

A iniciativa enquadra-se no âmbito das atividades do Centro Internet Segura e do Movimento Contra o Discurso de Ódio.

O Movimento Contra o Discurso de Ódio criou e produziu um conjunto de recursos e suportes educativos. O presente Manual ALTERNATIVAS faz parte desse conjunto e representa uma ferramenta essencial na promoção da literacia digital e mediática, bem como do pensamento crítico e da capacidade de denunciar e agir contra o discurso de ódio.

Consciente da necessidade de continuar a divulgar e utilizar estes recursos em ações de promoção dos direitos humanos online e de combate ao discurso de ódio, o IPDJ, através do projeto Internet Segura, tomou a iniciativa de promover a tradução e edição em língua portuguesa do Manual ALTERNATIVAS.

Já podes aceder à versão portuguesa do manual em http://juventude.gov.pt/Eventos/Cidadania/Documents/Manual_ALTERNATIVAS_Web.pdf e também em  https://www.coe.int/en/web/no-hate-campaign/we-can-alternatives1

Notícias Recentes

Apresentação do manual "ALTERNATIVAS"

O Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. promoveu a sessão de apresentação da edição portuguesa do manual "ALTERNATIVAS – Agir contra o discurso de ódio através de contranarrativas"

ACABOU MESMO?... Olhar para o que se fez, seguir em frente

A conferência de avaliação da Campanha realizou-se de 10 a 12 de abril de 2018 no Centro Europeu de Juventude do Conselho da Europa, em Estrasburgo.

Vem pedalar contra o Discurso de Ódio

Dia 24 de março há festa e animação em Cascais - Capital Europeia da Juventude - para assinalar a conclusão da Campanha em Portugal

Dia da Internet Mais Segura - 6 de fevereiro 2018

Muita criatividade caracteriza as fotos concorrentes ao passatempo do Dia da Internet Mais Segura.

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS – 10 DE DEZEMBRO

10 de dezembro de 2017 será o último dia europeu de ação oficial para toda a campanha. Como os direitos humanos estão sob ameaça em muitos sítios, este dia será dedicado a protegê-los com orgulho e dar-lhes visibilidade.

21 de setembro - Dia Europeu de Ação contra o discurso de ódio islamofóbico

Em 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, o Movimento Contra o Discurso de Ódio apela a um diálogo positivo com os muçulmanos na Europa.

Todas as notícias

Eventos

  • Dia Internacional contra a Discriminação Racial

    Participa e organiza uma ação ou evento na tua escola, com o teu grupo, associação ou organização e informa-nos! Precisas de ajuda? Ideias? Contacta-nos por mail ou no facebook.

     

    21 de Março
  • Dia da Internet Mais Segura

    Em fevereiro é o Dia da Internet Mais Segura, que visa promover uma utilização mais segura e melhor da Internet.
    Durante todo o mês de fevereiro decorrem ações para promover uma Internet melhor. O Movimento Contra o Discurso de Ódio junta-se a estas iniciativas.

    FICA ATENTO! ACEITA O DESAFIO!

    5 DE FEVEREIRO 2019
    TODO O PAÍS
  • Dia dos Direitos Humanos

    Celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos!  Propõe e organiza ações para uma melhor compreensão dos Direitos Humanos, incluindo online, e sobre impacto do discurso de ódio nos Direitos Humanos de todos nós. 

    Participa e partilha connosco as tuas iniciativas! 

    10 Dezembro
  • Dia Internacional da Juventude

    Celebra o teu dia - sem ódio!

    12 Agosto
  • Dia contra os Crimes de Ódio

    Aniversário do massacre de Utoya

     

    22 Julho
  • Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia

    17 Maio

#odionao

no Twitter

Não ao discurso de ódio

no Facebook

O Movimento Contra o Discurso de Ódio é coordenado em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Desenvolvido por Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., 2013.
Termos de Utilização e Condições de uso e privacidade | Contatos

IPDJ MEC DGE ACM, I.P. Amnistia Internacional APAV Bué Fixe CDP CIG CNJ FNAJ ILGA Internet Segura Jovens para a Igualdade PAR REA SOS Racismo Associação Nacional de Professores Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática Associação Tudo Vai Melhorar Câmara Municipal de Cascais – Juventude Comissão Nacional da UNESCO Juventude Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa e Braga Dínamo – Associação de Dinamização Sócio-Cultural Fundação Calouste Gulbenkian MOVIJOVEM No Bully Portugal Procuradoria Geral da República – Gabinete de Cibercrime Rota Jovem – Associação Juvenil Teatro Umano
LTO YOUTH COE