Campanha em Ação

19 de setembro de 2014

Dia Europeu de Acção contra a islamofobia e a intolerância religiosa

O Movimento Contra o Discurso de Ódio organiza um Dia Europeu de Acção contra a islamofobia e a intolerância religiosa a 21 de setembro de 2014. Convidamos os nossos ativistas, simpatizantes e parceiros a denunciar o discurso e conteúdos de ódio on-line, especialmente quando dirigidos a grupos de pessoas com base na sua religião ou crença. A pesquisa on-line do Conselho da Europa (2012) mostrou que os muçulmanos são o segundo grupo mais visado pelo discurso de ódio on-line na Europa. Daí a necessidade de abordar esta questão na nossa campanha. Para mais informações sobre as ações propostas, clique no botão Dia de Ação na página principal do site http://www.nohatespeechmovement.org/ .

 

A violação dos direitos humanos de alguém é uma ameaça aos direitos humanos de todos. Tolerar o discurso de ódio e a discriminação contra os muçulmanos - ou contra qualquer outra religião - enfraquece a estrutura de valores sobre os quais a democracia e os direitos humanos são alicerçados. Participar nas acções deste dia, portanto, não significa gostar de ou apoiar o Islão: isso significa que nós defendemos a liberdade de religião e crença para todos (incluindo o direito de não acreditar). A Islamofobia, que significa um medo irracional do Islão, dos muçulmanos e dos assuntos que lhes digam respeito, não é um fenómeno novo. É, de facto, uma antiga forma de preconceito que recentemente se tornou um tema da actualidade, devido ao efeito devastador que está a ter na vida dos muçulmanos, especialmente os muçulmanos que vivem em comunidades minoritárias. A situação atual alimenta-se de um forte preconceito enraizado na maioria das sociedades europeias em relação Islão. Um dos preconceitos mais comuns sobre o Islão é o que se pode chamar a "incompatibilidade" com os direitos humanos. Esse preconceito muitas vezes provém da realidade dos países onde o Islão é a religião maioritária, principalmente os países árabes. A ausência de democracia e as violações generalizadas dos direitos humanos são apresentadas como exemplos dessa "incompatibilidade". O preconceito está em considerar o Islão como o único fator que contribui para estas situações, quando na verdade a maioria dos regimes em questão são simplesmente antidemocráticos. Aplicado a países cristãos, isso seria o equivalente a considerar as religiões cristãs responsáveis pelas ditaduras anteriores em Portugal, Espanha ou Grécia, por exemplo, e depois concluir que o cristianismo é incompatível com os direitos humanos e com a democracia (Compass, Manual de Educação para os Direitos Humanos com Jovens).  

A 21 de setembro é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Paz. Não pode haver paz se aceitarmos viver com a intolerância e uma das suas manifestações mais comuns: o discurso de ódio. Este ano, o Movimento tem como objetivo defender a coexistência pacífica entre diferentes crenças religiosas, mostrando os contributos sociais e culturais de diferentes religiões na Europa, compartilhar bons exemplos e práticas de compreensão, reconhecimento e cooperação entre os diferentes grupos religiosos, aumentar a conscientização sobre perigos e riscos da incitação ao ódio religioso, fornecer dados e informações sobre as diferentes religiões, com especial incidência no Islão, e convidar as pessoas a expressar a sua tolerância para com outras religiões.

 

Notícias Recentes

Dia Europeu de Acção contra a islamofobia e a intolerância religiosa

O Movimento Contra o Discurso de Ódio organiza um Dia Europeu de Acção contra a islamofobia e a intolerância religiosa a 21 de setembro de 2014.

CONCURSO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA

O prazo para envio das fotos foi alargado até dia 5 de setembro! Concurso internacional de fotografia dedicado ao Dia Europeu de Ação contra a Islamofobia e a Intolerância Religiosa, 21 de setembro de 2014!

Seminário Internacional sobre "Discurso de Ódio e Intolerância Religiosa - respostas educativas à "Islamofobia" na Europa"

Estás interessado em participar? Candidata-te até 19 de agosto em http://youthapplications.coe.int. O seminário terá lugar em Budapest no Centro Europeu de Juventude, de 16 a 20 de Setembro.

20 de junho - Comemoramos o Dia Mundial dos Refugiados

Todos os dias, refugiados, requerentes de asilo e pessoas deslocadas são forçadas a fugir para lugares que desconhecem e são muitas vezes alvo de discurso de ódio on-line e off-line.

Lançamento do livro “39 Poemas & Contos contra o Racismo”

Realiza-se no próximo dia 6 de Junho a cerimónia do lançamento do livro em suporte de papel.

Formação de Jovens Ativistas

Formação de ativistas online - decorrerá dias 26, 27 e 28 de maio, em Lisboa. Inscreve-te!

Todas as notícias

Eventos

  • Seminário Movimento Contra o Discurso de Ódio - Jovens pelos Direitos Humanos Online

    A Direção-Geral da Educação, promove no dia 24 Maio, com o apoio da Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos, um Seminário para docentes no âmbito da Campanha. Mais informação aqui.

    24 de Maio
    Fundação Pro-Dignitate, Estrela - Lisboa
  • DIA EUROPEU DE AÇÃO: 8 de Abril de 2014, Dia Mundial do Cigano

    O povo Cigano é um dos principais alvos de discriminação e de discurso de ódio em toda a Europa.

    Neste dia vamos promover ações que denunciem o discurso de ódio dirigido ao povo cigano e que promovam um melhor conhecimento da sua cultura, dos seus valores e de boas práticas.

    Participa nestas ações!

    8/04/2014
  • Semana Europeia de Ação Contra o Racismo e a Discriminação - 21 a 28 de março.

    Participa e organiza uma ação ou evento na tua escola, com o teu grupo, associação ou organização e informa-nos do que pretendes fazer!

    Precisas de ajuda? Ideias? Contacta-nos por mail ou no facebook.

    21 a 28 de março
  • Dia da Internet Mais Segura

    11 de Fevereiro de 2014 - Dia da Internet Mais Segura (Safer Internet Day), um evento organizado pela Rede InSafe e em Portugal pelo Centro Internet Segura. Este ano o tema é “Juntos vamos criar uma Internet melhor.” A Campanha Movimento contra o Discurso de Ódio associa-se a este evento e celebra neste dia mais um Dia Europeu de Ação!

    FICA ATENTO ÀS INICIATIVAS!

    11 DE FEVEREIRO
    TODO O PAÍS
  • Dia contra o Crime de Ódio

    Aniversário do massacre de Utoya

    22 Julho
  • Dia Mundial do Refugiado

    Estamos a organizar o dia de hoje, em parceria com as seguintes organizações: Vozes de Jovens Refugiados na Europa (VYRE) Conselho Europeu de Refugiados e Exilados (CERE ) e da Agência de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR). 

    20 de Junho
  • Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia

    17 Maio

#odionao

no Twitter

Não ao discurso de ódio

no Facebook

O Movimento Contra o Discurso de Ódio é coordenado em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Desenvolvido por Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., 2013.
Termos de Utilização e Condições de uso e privacidade | Contatos

IPDJ MEC DGE ACIDI Amnistia Internacional APAV Bué Fixe CDP CIG CNJ FNAJ ILGA Internet Segura Jovens para a Igualdade PAR REA SOS Racismo
LTO YOUTH COE